FSD Africa reforça compromisso com a Agenda Climática através de parcerias com SADC

Publicado: 16/03/2021, 8:11
Categoria:

A FSD Africa reforça compromisso com a Agenda Climática através de parcerias para desenvolver o mercado de títulos verdes na SADC

 

A parceria visa acelerar a aceitação do mercado de títulos verdes pelos países membros da SADC para financiar projectos verdes sustentáveis.

A FSD Africa (FSDA) assinou esta segunda-feira um Acordo de Cooperação com o Comité de Bolsas de Valores da SADC (COSSE) para apoiar o desenvolvimento do mercado de títulos verdes na região da SADC.

O acordo visa ajudar os 16 países membros da SADC a alavancar os mercados de capitais nacionais e internacionais para o investimento em Projectos verdes.

O programa de parceria FSD Africa-COSSE tem por objectivo apoiar os países membros e os sectores público e privado na emissão de títulos de desenvolvimento de títulos verdes, criando um ecossistema favorável e melhorando o conhecimento e a capacidade para investimentos sustentáveis.

O programa ajudará também os países da SADC a desenvolver um conjunto de directrices e regulamentos para títulos verdes, criar um grupo de potenciais emissores de títulos verdes, sensibilizar a comunidade de investidores institucionais dos países membros a investir em títulos verdes, formar as partes interessadas em matéria de financiamento climático e apoiar a adopção de relatórios sobre este financiamento climático, bem como a sua divulgação.

Recentemente, a África do Sul, a Namíbia, as Seicheles e as Maurícias emitiram os títulos verdes com sucesso. A parceria baseia-se na crescente vontade de aceitação e no entusiasmo em relação aos títulos verdes na região da SADC.

A presente parceria será implementada através do mecanismo central de coordenação do COSSE, que interliga as bolsas de valores dos países da SADC, as instituições do mercado de capitais e partes interessadas.

A FSD Africa prestará assistência técnica através do envolvimento de consultores e prestadores de serviços por forma a facilitar o programa.

Nos últimos três anos, a FSD Africa apoiou dois programas de títulos verdes no Quénia e na Nigéria em colaboração com parceiros de implementação e ajudou a canalizar aproximadamente 185 milhões de dólares para investimentos sustentáveis nos dois países.

Futuramente, o programa de parceria FSD Africa-COSSE pretende expandir o seu âmbito para incluir o apoio à sustentabilidade das emissões e das obrigações sociais. Mark Napier, CEO da FSD Africa, disse: “A FSD Africa está entusiasmada por extender o seu apoio técnico no que concerne os títulos verdes para a região da SADC e estamos gratos ao COSSE pela parceria. Estamos confiantes que os títulos verdes desempenharão em breve um papel fundamental no financiamento do crescimento da região, acelerando a recuperação da crise causada pela COVID-19 e assegurando que esta recuperação seja simultaneamente resiliente e respeitosa com o ambiente. Nos últimos anos, os países da SADC têm enfrentado desafios extremos relacionados com o clima, incluindo a seca e ciclones. Os títulos verdes podem ser uma excelente forma de canalizar recursos de capital significativos para a SADC através de projectos de criação de emprego que podem servir de apoio para que a região torne-se uma economia de baixo carbono e, ao mesmo tempo protegê-la dos conflitos com o meio ambiente”.

Evans Osano, Director de Mercados de Capitais da FSD Africa, acrescentou: “A gestão das mudanças climáticas em África é essencial para que o continente atinja os seus objectivos de desenvolvimento sustentável.

No entanto, sabemos que os projectos climáticos necessitam de uma fonte de financiamento fiável e sustentável para arrancar e ter um impacto positivo no ecossistema climático.

Apraz-me referir que a amplitude significativa do programa de parceria Africa-COSSE em toda a região da SADC irá aumentar consideravelmente a consciência, a capacidade e a aceitação de investimentos sustentáveis em África”.

James Duddridge, Ministro Britânico para África, disse: “As mudanças climáticas são o desafio mais importante para as gerações futuras e antecipando-se da COP26, as nossas parcerias com as nações africanas estão a construir resiliência e a impulsionar um crescimento respeitador do meio ambiente. Este acordo histórico irá aumentar o acesso ao financiamento verde, criar emprego e ajudar a apoiar uma recuperação sustentável dos efeitos da COVID-19, para que aqueles que estão na vanguarda da crise climática e do nosso planeta possam cumprir os seus objectivos”.

Thapelo Tsheole, Presidente do COSSE disse: “O COSSE tem o prazer de cumprir constantemente o seu objectivo de encorajar os países membros a apostarem na transferência do capital intelectual e dos conhecimentos técnicos sobre mercados de valores. Este Acordo de Cooperação com a FSD Africa para apoiar o desenvolvimento do mercado de títulos verdes na região da SADC representa o trabalho árduo e o empenho de ambas partes no desenvolvimento dos mercados de capitais africanos. Como COSSE, inauguramos com orgulho este novo capítulo e estamos empenhados em promover a aceitação deste programa por parte da região da SADC. Agradecemos à FSD Africa por esta parceria e continuamos empenhados no desenvolvimento da região”. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram