Agentes e funcionários do estado n cidade de Maputo pedem a revisão da tabela salarial e a melhoria da assistência médica e medicamentosa.
Os funcionários apontam inda a falta de meios materiais e humanos como um dos constrangimentos a uma boa prestação de serviço público, no país.
As inquietações foram apresentadas, esta sexta-feira em Maputo, ao Presidente da República que se encontra de visita à capital do país.
Daniel Chapo reconheceu na ocasião a legitimidade das preocupações apresentadas pelos funcionários do estado e afirmou que a introdução de reformas a vários níveis é uma soluções para a resolução das preocupações dos funcionários.
“Reafirmar o compromisso, como estado e como dirigente, de que os direitos que os colegas têm, com horas extras, turno e meio, actos administrativos, a questão relacionada com o subsídio de funeral, subsídio por morte, assistência médica e medicamentosa, são direitos legítimos, pelo que, sempre que há recursos temos feito a nossa parte, cumprindo com a obrigação do estado em relação ao funcionário público, porque cada um de nós trabalha, tem a sua família, mas quando se conversa, como estamos a conversar hoje, e possível chegar a um consenso. Nós concordamos como isso, esta é que é a melhor solução e mudamos estas preocupações que nós temos aqui “ disse.
O Presidente da República vincou também a necessidade de observância da norma de sigilo profissional em algumas matérias do estado, acto que tem sido violado por alguns funcionários, manchando a administração pública.
Ainda nesta sexta-feira o estadista moçambicano reuniu-se com jovens da cidade de Maputo.
O Presidente da República manifestou preocupação com o sistema de ensino nacional, que não forma com orientação para o empreendedorismo e auto-emprego.
“Tudo depende da forma como nós somos educados, a forma como nós somos formados ou como somos formatados, é o que faz diferença na vida de cada um de nós. O nosso sistema de educação foi concebido para nos educar a sermos empregados mas há sistemas de educação que são concebidos para educar-nos a sermos patrões e isto faz muita diferença “, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.