G7 considera reforço de apoio aéreo à Ucrânia

Publicado: 13/12/2022, 11:02
Categoria:

A conferência dos líderes mundiais prevê um reforço do apoio a Kyiv.

A conferência de líderes económicos do mundo do G7 anunciou estar disposta a reforçar o apoio à Ucrânia na luta contra a invasão russa, especialmente no sector da defesa aérea.

Recentemente, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou ao mundo ocidental para ceder tanques, artilharia e armas de longo alcance para fazer frente à intensa ofensiva russa. Ao G7, Zelensky sugeriu a criação de uma "cimeira virtual da paz mundial", e a conferência respondeu dizendo que está preparada para "responder às necessidades urgentes da Ucrânia".

"Continuaremos a coordenar esforços para atender aos requisitos urgentes da Ucrânia para equipamentos militares e de defesa com foco imediato em fornecer à Ucrânia sistemas e capacidades de defesa aérea", disse o G7 em comunicado, publicado na segunda-feira.

O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, disse na segunda-feira que mantém a "mente aberta" sobre fornecer à Ucrânia mísseis de longo alcance, com o objectivo de atingir locais de lançamento de drones que os russos têm usado para atingir a infra-estrutura energética ucraniana.

Já o presidente norte-americano, Joe Biden, falou com Zelensky no domingo, garantindo-lhe que a prioridade de Washington era aumentar as defesas aéreas da Ucrânia. (RM-NM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram