Governo anula concurso para construção de barragem em Mugeba na Zambézia

Publicado: 08/11/2022, 20:09
Categoria:

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, anulou o concurso para construção de uma barragem, em Mugeba, no distrito de Mocuba, na Zambézia, alegadamente por as propostas não satisfazerem os requisitos exigidos para a infra-estrutura.

O facto foi confirmado pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita que trabalha desde esta segunda-feira na província da Zambézia.

“Na nossa opinião, os avaliadores da equipa que esteve a trabalhar nisso constatou, que ainda não tinha substância suficiente para nos dar garantias de que de facto as propostas eram mais adequadas. Não estou a dizer que estavam todas más, não é esse ponto. É preciso melhorar um pouco mais e ficou acordado, a nível da comissão, que vamos muito brevemente voltar a lançar um concurso, porque esta barragem de Mugeba tem que aparecer, tem um impacto muito grande para o controlo de todos os diques aqui e por aí além “, disse.

Na Zambézia, a barragem em Mocuba, é vista como solução para a mitigação das cheias cíclicas na bacia de Licungo, que têm afectado milhares de pessoas, nos distritos de Mocuba, Namacurra e Maganja da Costa.

O presidente da Associação Comercial e Industrial da Zambézia, Inusso Ismail diz que a barragem poderá também potenciar a produção de arroz e de outros cereais, no baixo Licungo Nante

Entretanto, o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos reconhece a preocupação da sociedade civil na Zambézia, em relação ao projecto da barragem na Bacia de Licungo e garante que um novo concurso público será lançado. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram