Governo anula registo de nascimento e de identidade de mais de mil cidadãos moçambicanos no Malawi

Publicado: 05/05/2021, 6:47
Categoria:

Governo de Moçambique anula o registo de nascimento e de identidade de mil e cinquenta e seis cidadãos, efectuado em 2009, através de uma campanha  massiva de registo de moçambicanos residentes no Malawi.

 Na altura, a brigada destacada para o Malawi, procedeu ao registo dos cidadãos a quem atribuiu cédulas e bilhetes de identidade, cujos dados não constam do banco de dados informatizado.

Com o início do processo de captação de dados, a partir da cidade de Blantyre, para a emissão de documentos de identidade e de viagem biométricos, alguns moçambicanos portando bilhetes de identidade manuscritos, viram-se forçados a adquirir novos, pelo facto de, os antigos serem considerados inválidos.

Os serviços instalados no Malawi, para o efeito, justificam que o registo anterior não consta do sistema actualizado de dados para emissão de BI’s e passaportes.

O responsável da comunidade moçambicana no distrito de Nsanje, Pedro Pinto, lamenta o facto e pede ao governo para rever a situação, numa altura em que localmente há máquinas para a emissão de documentos.

Contactado o cônsul de Moçambique em Blantyre, André Matusse, reconheceu o facto como constrangedor para a comunidade moçambicana.

A revogação do registo de nascimento e de identidade de 2009, obriga os visados a se deslocarem a Moçambique para efectuarem novo registo de nascimento e de identidade para ter acesso  ao documento de viagem. (RM Blantyre)  

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram