Governo aprova regulamento da plataforma de informação de aviso prévio de cheias e ciclones

Publicado: 18/05/2022, 13:09
Categoria: ,

O Governo aprovou, esta terça-feira, o regulamento de operacionalização da plataforma da disseminação de informação de aviso prévio de cheias e ciclones.

O regulamento aprovado na décima sexta sessão ordinária do conselho de ministros, visa melhorar os mecanismos de comunicação para a ocorrência de eventos climáticos extremos no país.

O porta-voz do conselho de ministros Filmão Suazi explica os benefícios da plataforma.

 “ O que fazemos é regulamentar o próprio sistema de aviso prévio, melhorar os mecanismos de comunicação. Como deve saber, há quatro grandes eixos nestas matérias sobre avisos prévios para a ocorrência de ciclones ou outro tipo de intempéries. Primeiro, são as comunidades das zonas afectadas e segundo, são os órgãos competentes que devem fazer uma intervenção directa e depois são todos os outros parceiros do governo, que precisam estar suficientemente informados sobre possíveis ocorrências de ciclones ou outros tipo de intempéries naturais, de modo que cada um desses eixos, jogue o seu papel de forma informada”, afirmou.

Ainda esta terça-feira, o conselho de ministros aprovou a concessão de doze mil hectares de terra ao centro de promoção de desenvolvimento económico de Cabo Delgado, que serão usados para o desenvolvimento socioeconómico e integrado da província.

Trata se de uma área localizada no distrito de Palma, que se pretende que seja usada para gestão de programas estratégicos de desenvolvimento. 

O executivo aprovou também, a resolução que eleva para a categoria de vila, as sedes distritais de Malulu e Maúa, no Niassa; de Chitima, Manje e Luenha em Tete; de Ile, Nicoadala e Mopeia na Zambézia; de Sussundenga em Manica, de Maringuè e Machanga em Sofala, de Macuine e Mabote em Inhambane, e de Mapai em Massingir na província de Gaza.  

Foram ainda elevadas à categoria de vila, as sedes dos postos administrativos de Kalio em Tete; de Chongoene em Gaza e de Matola Rio, na província de Maputo.

Passou também à categoria de vila a sede da localidade da Ponta de Ouro na província de Maputo.

Tags: ,,,,,,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram