Governo destaca equipas para locais afectados pelas chuvas intensas que assolam o Centro e Sul do País

Publicado: 16/02/2021, 20:53
Categoria:

O Governo moçambicano destacou equipas multissectoriais para os locais afectados pelas chuvas intensas que assolam o centro e sul do país, desde o início da época chuvosa, em Outubro último.

O trabalho destas equipas é fazer o levantamento dos estragos causados pela chuva, por forma a mobilizar-se fundos de apoio.
Dados preliminares indicam que na cidade e província de Maputo, pelo ao menos onze mil e quatrocentas pessoas ficaram afectadas pelas inundações, duas mil e trezentas e trinta casas ficaram parcialmente destruídas e quinze rodovias estão condicionadas.
O facto foi avançado, esta terça-feira em Maputo, pela porta-voz da V sessão ordinária do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo.
“ Equipas multissectoriais estão no terreno, os centros operativos de emergência a nível da cidade e província de Maputo estão a trabalhar. Não só em relação a essas baixas pressões que ocorreram na última semana, mas para avaliar também o impacto de todo o período chuvoso que ocorre no período ora referido”, disse.
Ludovina Bernard referiu que o governo está neste momento a prestar assistência às famílias afectadas pelas chuvas causadas pelo sistema de baixas pressões que se formou no Canal de Moçambique.
Ainda esta terça-feira o executivo moçambicano fez o balanço intermédio da campanha agrária 2020/2021 e concluiu que há um ambiente favorável para o desenvolvimento de culturas.
A porta-voz da V sessão ordinária do Conselho de Ministros, Ludovina Bernardo garantiu estarem assegurados os insumos agrícolas para o aumento da produção e produtividade.
“Está também assegurada a disponibilidade do aceso a insumos agrícolas, estamos aqui a falar de sementes, fertilizantes, adubos, entre outros insumos que vão garantir o aumento de produção e produtividade. Importa aqui referir que as projecções em relação a produção global são favoráveis e estima-se um crescimento, comparativamente a igual período do ano anterior, de cerca de 8% em relação a produção agrária na campanha 2020/2021. Prevê-se igualmente que tenhamos cerca de 192 mil novos empregos para a área da agricultura”, frisou.
Na mesma sessão o Conselho de Ministros autorizou as equipas do Moçambola com casos positivos da covid-19, abaixo dos 10%, a retomarem os treinos.
Dados partilhados, esta terça-feira, indicam que 67 jogadores acusaram positivo, de um toral de 548 testados.
Com base nos dados, a taxa de positividade média no processo é de 12.3%, números considerados preocupantes por superarem a média de 10%, prevista em casos de testagens no país. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram