Governo do antigo presidente do Malawi acusado de escândalo financeiro

Publicado: 26/07/2020, 22:13
Categoria:

O governo do antigo presidente do Malawi Peter Mutharika é acusado de desvio de um bilião e trezentos e quarenta e cinco milhões de dólares, durante os seis anos em que esteve no poder.

 

Este é até agora, considerado o maior escândalo financeiro na história do Malawi, pois supera de longe os alegados dois mil milhões de dólares que teriam sido desviados na era da ex-presidente Joice Banda.

O presidente do Malawi Lazarus Chakwera que anunciou o facto, disse que estes números são decorrentes de uma auditoria feita às contas do governo e das empresas públicas.

Chakwera já lançou o aviso à navegação, tendo afirmado que os envolvidos neste escândalo financeiro serão levados à barra da justiça para a sua responsabilização.

O estadista malawiano disse ter instruído o ministro da justiça, Titus Nvalo, para colocar à disposição do departamento central de combate a corrupção,todos os recursos financeiros e materiais para agir com celeridade no esclarecimento dos casos.

No Malawi, a cada dia que passa, há novas detenções em conexão com a corrupção.

Este fim-de-semana foi a vez de, Jean Mathanga, antiga PCA da empresa pública de distribuição de energia eléctrica ESCOM e seus três administradores recolherem à cadeia.

Foram ainda detidos, Kenam Kalilani, antigo director dos serviços nacionais de inteligência, Chance Chimgwalumgwalu, antigo chefe da casa do estado e Dayton Mussa, director da juventude do partido DPP.

O antigo presidente do Malawi Peter Mutharika emitiu uma declaração distanciando-se do caso da importação de quatrocentos mil sacos de cimento com isenção fiscal.

Mutharika explicou que não ordenou a nenhum membro do seu governo para usar o seu número de identificação tributária para importar cimento do Zimbabwe e da Zâmbia.

Aliás, referiu não ter nenhum projecto de construção, que iria necessitar tamanha quantidade de cimento.

Lembre-se que sobre este caso foram detidas três pessoas detidas das quais o ajudante de campo de Mutharika e dois empresários. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram