Governo mobiliza recursos para combater erosão que ameaça Chinde, na Zambézia

Publicado: 17/11/2021, 21:56
Categoria:

O Governo está a mobilizar recursos para corrigir o problema da erosão costeira que ameaça destruir a vila de Chinde, na Zambézia.

O fenómeno, que anualmente destrói infra-estruturas sociais e económicas, ameaça também derrubar infra-estruturas do Estado como o edifício do Governo distrital que está perto do mar.
A Secretária do Estado, Judith Mussakula, que, esta quarta-feira, inteirou-se da gravidade da situação na orla marítima, afirmou que decorrem estudos detalhados para apurar os estragos e possíveis intervenções.
Posteriormente o projecto de combate à erosão será submetido aos doadores para financiamento.
O problema da erosão em Chinde, ultrapassa as capacidades do governo distrital.
Um estudo preliminar indica que são necessários mais de 25 milhões de meticais para a construção de um muro de vedação de seis quilómetros, apoiado por plantio de salgueiros.
Actualmente a população de Chinde vive na incerteza devido ao crescente avanço da erosão que já fez desaparecer igrejas, escolas, residências e outras infra-estruturas.
Os moradores da vila-sede aguardam uma solução urgente para minimizar os danos ambientais que ameaça destruir aquela região.
Esta é a terceira vila de Chinde, depois que a primeira e a segunda desapareceram do mapa devido ao fenómeno.
Moradores da vila de Chinde na Zambézia estão preocupados com o drama da erosão que avança progressivamente. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram