Grã-Bretanha doa ao Malawi 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19

Publicado: 08/02/2021, 5:25
Categoria:

A Grã-Bretanha vai doar ao Malawi até os finais deste mês, 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 para cobrir 20% da população.

 

Por intermédio da Covax, com a qual o Reino Unido se comprometeu a desembolsar mais de meio bilião de libras, o Malawi poderá receber quase um milhão e meio de doses, que de imediato serão administradas aos profissionais da linha de frente e pessoas com doenças crónicas.

O Reino Unido foi um dos primeiros doadores para a Covax, tendo contribuído com 548 milhões de libras, para o Compromisso de Mercado Avançado, que garante que países como o Malawi possam receber vacinas gratuitamente. 

O alto-comissário britânico, David Beer, afirma que o Malawi está entre os primeiros países beneficiários a receber vacinas, cuja implementação global está prevista para finais deste mês.

Segundo Beer a Covid-19 é uma pandemia global que precisa de cooperação mundial para uma solução rápida.

Nenhum país tem garantida a sua segurança, enquanto o vírus não estiver sob controlo, havendo no entanto necessidade de mútua ajuda-sublinhou a fonte.

A Força-Tarefa presidencial de combate a Covid-19, através do seu co-presidente, John Phuka, declarou que o país precisará de vacinar entre 60 a 80% da população para garantir uma imunidade colectiva.

Entretanto, o governo de Lazarus Chakwera poderá não lograr sucesso na administração da vacina anti-covid19, pois número considerável da população malawiana está a manifestar recusa em receber a vacina, devido a uma onda de desinformação propalada nas redes sociais.

Chakwera já lançou aviso à navegação, os autores da desinformação sobre a vacina contra a Covid-19, serão responsabilizados criminalmente.

Cumulativamente, o Malawi tem actualmente 26.875 casos positivos com 837 óbitos.

11.348 indivíduos são tidos como recuperados e 14.693 continuam com o vírus activo. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram