Greve dos médicos: Dos 15 pontos do caderno reivindicativo da Associação Médica apenas 2 ainda não foram resolvidos

Publicado: 12/07/2023, 19:46
Categoria:

O Ministro da Saúde afirma que o governo deve tomar acções com base nas limitações orçamentais e de legalidade, face a resolução do diferendo que opõe os médicos e o sector que dirige.

Armindo Tiago avança que dos quinze pontos do caderno reivindicativo da associação médica apenas dois, ainda não foram resolvidos.

“ Os dois pontos sem consenso são: o pagamento da diuturnidade, sobretudo o cálculo. Eu ouvi muito meios de comunicação social, provavelmente está a faltar mesmo a leitura acertada, os médicos têm uma diuturnidade em quatro ocasiões, contrariamente a duas ocasiões apena para os outros funcionários. Portanto, essa diuturnidade em quatro ocasiões está a ser paga, o governo está a pagar. Quero recordar, um questão de dicionário, diuturnidade se forem perguntar há de em alguns dicionários ser dito como a antiguidade” disse,

  O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, que falava esta tarde, em Maputo,  na sequência da greve dos médicos, garantiu que as revindicações da Associação dos Médicos de Moçambique serão resolvidas até ao mês de Novembro próximo.

Trata-se inquietações que constam dos quinze pontos apresentados pela agremiação para a paralisação das actividades, em alguns pontos do país.

Armindo Tiago assegura que algumas das revindicações, devido a falhas do sistema no pagamento dos médicos, já se encontram a ser regularizadas.

Em relação ao pagamento das horas extras, Armindo Tiago reconheceu a existência de alguns casos, tendo avançado que já decorre a remuneração dos respectivos profissionais.

Quanto ao pagamento de retroactivos, o titular da pasta da saúde refere os cerca de 82 médicos abrangidos pela situação, poderão ver reposta a situação até Novembro.

O dirigente reiterou na ocasião, a abertura por parte do governo para a retoma do diálogo com a Associação Medica de Moçambique para regularização de outras notas constantes no caderno reivindicativo da classe médica. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram