Guterres pede aos dirigentes mundiais "compromisso político" pela saúde

Publicado: 17/10/2022, 8:03
Categoria:

O secretário-geral da ONU exortou, este domingo, os dirigentes de todos os países do mundo a um "compromisso político continuado" para um melhor funcionamento dos sistemas de saúde face a possíveis crises como a pandemia da covid-19

"Os países mais ricos e as instituições financeiras internacionais devem apoiar os países em desenvolvimento para que possam concretizar esses investimentos cruciais", apontou António Guterres na sua intervenção por videoconferência perante a Cimeira Mundial da Saúde que decorre em Berlim.
Guterres destacou a má preparação da larga maioria dos países do mundo para abordarem uma crise sanitária.
"As mulheres são as mais afectadas. Suportam uma maior carga de cuidados na famílias e como trabalhadores de primeira linha", para além de se confrontarem com redes de cuidados de saúde "inadequadas", argumentou.
A Covid-19, e actualmente a crise alimentar, de energia e financeira provocadas pela invasão russa da Ucrânia ameaçam os 17 objectivos de Desenvolvimento sustentável e os esforços para redução da pobreza.
"Temos de reequilibrar o multilateralismo e reforçar a cooperação global", disse Guterres.
O secretário-geral da ONU considerou ainda que "o desequilibrado sistema financeiro global está a falhar no mundo em desenvolvimento".
"Isto deve mudar. Todo o mundo necessita de acesso inclusivo, imparcial e equitativo aos serviços de saúde, à cobertura sanitária universal", incluindo serviços de saúde mental, enfatizou. "A boa saúde é a base para uma sociedade pacífica e estável", acrescentou. (RM/ NMinuto)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram