Helena Taipo restituída à liberdade

Publicado: 12/05/2021, 6:18
Categoria:

A antiga ministra do Trabalho e ex-embaixadora de Moçambique em Angola, Helena Taipo, foi restituída à liberdade na tarde desta terça-feira, sob termo de identidade de residência.

 

Maria Helena Taipo encontrava-se detida desde 2019 no Estabelecimento Preventivo da cidade de Maputo no âmbito de um processo movido pelo Gabinete Central de Combate à corrupção.

No processo que respondem mais cinco arguidos, Helena Taipo é acusada de envolvimento no esquema que culminou no desvio de 113 milhões de meticais no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Um dos advogados de defesa da ex-ministra do Trabalho, Nércio Bomba, explicou que a sua cliente foi solta mediante uma “providência de habeas corpus requerida pela defesa e deferida pelo Tribunal Superior de Recurso de Maputo”.

Segundo o advogado, o tribunal deferiu o pedido de habeas corpus por “extrapolação dos prazos de prisão preventiva”.

Recorde-se que Helena Taipo foi detida em Abril de 2019, após uma audição no Gabinete Central de Combate à Corrupção.

Os factos remontam a 2014, quando Helena Taipo era ministra do Trabalho e, por conseguinte, tutelava o INSS. (RM /Notícias)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram