Hidroeléctrica de Cahora Bassa. Incremento de descargas

Publicado: 12/09/2022, 9:03
Categoria:

A Hidroeléctrica de Cahora - Bassa, em Tete, mantêm o plano de iniciar descargas  adicionais, a 01 de Outubro próximo, passando de mil e seiscentos para três mil e seiscentos metros cúbicos por segundo.

De acordo com a instituição, com estas descargas, pretende-se garantir o controlo dos níveis de água na albufeira, salvaguardar a segurança da estrutura e aumentar a capacidade de encaixe, face à próxima época chuvosa.

O director de Recursos Hídricos e Ambiente da HCB, Rosaque Guale, avança que a albufeira está com 95.22 por cento da sua capacidade plena de armazenamento, próximo de 100 por cento.

As autoridades de gesto dos recursos hídricos no país prevêem que com a operação se registem subidas dos níveis de água no curso principal do rio Zambeze, abrangendo os distritos de Tambara, na província de Manica; Moatize, Doa, Mutarara em Tete, Chemba, Caia e Marromeu em Sofala, Mopeia, Luabo e Chinde na Zambézia. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram