“A Viagem do Olhar “é título de uma exposição individual de pintura da autoria do artista plástico e fotojornalista, Albino Mahumana, a ser inaugurada, esta quinta-feira no Business Lounge do Nedbank, em Maputo.
Segundo uma nota da Exposição, a “Viagem do Olhar”, propõe-nos uma travessia que não é apenas espacial mas profundamente humana. As suas mensagens exigem um olhar paciente, que não se satisfazem com a superfície das cores vivas e das formas em movimento. Nas pinturas de Mahumana há um elemento que se impõe: o peso. As personagens carregam filhos, bilhas, mercadorias, memórias e muitas vezes o próprio mundo. Mas há um outro peso mais discreto; aquele que não se vê mas se sente: o peso interior, o das apreensões, das urgências não ditas, das histórias invisíveis; mesmo quando os corpos estão estáticos, as suas almas permanecem em trânsito. No fundo, afinal, “A Viagem do Olhar” é uma viagem pela vida social, emocional, espiritual das cidades africanas, vibrantes, onde a sobrevivência é partilhada, onde as dores a as alegrias são tecidas no mesmo pano.
Filho do conceituado artista plástico, Mankew Mahumana (já falecido), Albino Mahumana, nasceu em Outubro de 1970. Aprendeu a pintar com o seu pai, com quem trabalhou e aprofundou as técnicas nas artes plásticas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.