
Um total de 34.270 candidatos inicia esta terça-feira (06) a disputa por 4.790 vagas disponíveis para o ingresso à Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a outras duas instituições públicas de ensino superior em Moçambique.
Deste número, 26.827 candidatos concorrem aos cursos da UEM, disputando as 4.790 vagas disponibilizadas para o ano lectivo de 2026. Os restantes 7.443 candidatos concorrem à Universidade Zambeze (UniZambeze) e ao Instituto Superior Politécnico de Quissico (ISPQ), confirmando a elevada procura pelo ensino superior público no país.
A chefe do Departamento de Admissão à UEM, Isabel Guiamba, disse, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que para este ano, estão disponíveis 124 cursos, dos quais 89 do período laboral e 35 do pós-laboral.
“Para o ano lectivo de 2026 temos 4.790 vagas, contra 4.610 do ano passado. Quanto ao número de candidatos, registámos também um aumento, com um total de 34.270 candidatos a realizar os exames nas três instituições”, explicou Guiamba.
Durante o encontro, foram abordados aspectos ligados à organização do processo, cursos mais concorridos e a introdução de novos cursos.
Segundo Guiamba, a UEM vai introduzir cinco novos cursos no âmbito da revisão curricular e da resposta às necessidades de desenvolvimento do país, nomeadamente Engenharia de Petróleos e Gás Natural, Engenharia de Telecomunicações, Ecoturismo e Conservação da Natureza, Psicologia das Organizações e Psicologia das Necessidades Educativas Especiais.
Sobre o perfil dos candidatos da UEM, Guiamba indicou que 58 por cento são do sexo feminino e os restantes masculino, reflectindo um aumento do número de candidatas mulheres em relação aos anos anteriores.
Quanto aos cursos mais concorridos, destacou Medicina, Direito, Engenharia Informática, Contabilidade e Finanças, Engenharia Eléctrica, Engenharia Mecânica e o recém-introduzido curso de Engenharia de Petróleos e Gás Natural.
A fonte sublinhou que o processo continuará a adoptar o modelo misto, com exames integrados e não integrados.
Guiamba apelou ainda aos candidatos para consultarem antecipadamente as salas e os júris de exame na plataforma “Prereg”, utilizada no processo de candidatura, bem como no portal oficial da UEM.
“Enviámos igualmente mensagens individuais a todos os candidatos com informações sobre os locais de realização dos exames”, acrescentou, apelando à abstenção de qualquer tentativa de fraude.
Os exames terão início às 08h00 e às 14h00, devendo os candidatos apresentar-se pelo menos 30 minutos antes do início das provas, devidamente identificados. Não será permitida a entrada de candidatos após o início do exame.
Os exames de admissão vão decorrer em todas as capitais provinciais, bem como nas cidades de Chibuto, Maxixe, Vilankulo e Mocuba.
No que respeita ao ensino à distância, a responsável esclareceu que o processo de candidatura para esta modalidade decorre até 16 de Janeiro corrente.( RM AIM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.