Imagens satélite indicam construções na central nuclear de Fordo no Irão

Publicado: 18/12/2020, 9:44
Categoria:

O Irão iniciou construções subterrâneas nas instalações nucleares na região de Fordo apesar das tensões com os Estados Unidos devido ao programa atómico, indicam fotos captadas por satélite consultadas pela Associated Press.

 

As autoridades iranianas não divulgaram qualquer tipo de intervenção em Fordo cujas instalações foram descobertas pelos países ocidentais em 2009, antes das negociações que alcançaram o acordo nuclear com Teerão, em 2015.

O objetivo da nova obranão é conhecido mas, segundo a AP, qualquer tipo de intervenção em Fordo pode provocar novas preocupações nos últimos dias da administração Trump e em vésperas da tomada de posse de Joe Biden como 46.º presidente dos Estados Unidos.

Por outro lado, o Irão está a levar a cabo construções na central de Natanz desde julho, altura em que ocorreram explosões no local que Teerão descreveu como "actos de sabotagem".

A missão do Irão junto das Nações Unidas ainda não respondeu às questões da AP sobre o assunto.

A Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), cujos inspetores se encontram no Irão no âmbito do acordo nuclear, também não fizeram qualquer comentário.

De acordo com a Associated Press, a IAEA ainda não indicou se foi informada sobre novas construções nas instalações de Fordo.

As imagens que foram captadas pelos satélites da Maxar Technologies obtidas pela AP mostram uma intervenção na parte noroeste das instalações, situadas perto do templo xiita de Qom e a pouco menos de 100 quilómetros a sudoeste de Teerão.

Especialistas indicam que o país tem urânio suficiente para produzir pelo menos duas armas nucleares mas Teerão nega e insiste e mantém que o programa nuclear "é pacífico".

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, mostrou-se contra a legislação mas o Conselho dos Guardas da Revolução aprovaram a lei.

A legislação prevê exercer pressão sobre os países europeus para abrandar as sanções impostas pelos Estados Unidos.

Entretanto, o cientista iraniano que criou o programa nuclear do país, há duas décadas, foi assassinado nos arredores de Teerão.

O Irão acusou Israel do crime mas os israelitas não comentaram o ataque.(RM-NM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram