Iminente greve de trabalhadores do sector público na África do Sul

Publicado: 03/11/2022, 8:46
Categoria:

Está iminente a greve dos trabalhadores do sector público, na África do Sul

São quase oitocentos mil trabalhadores do estado que prometem sair á rua já na próxima semana.

Trata-se de servidores públicos agregados á Organização Democrática de Enfermagem; Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Saúde e Afins; Sindicato dos Direitos Civis da Polícia e Prisões e Sindicato do pessoal de Saúde e outros serviços da África do Sul.

O posicionamento dos trabalhadores segue-se á ruptura das negociações, entre o governo sul-africano e os sindicatos, que decorriam no Conselho de coordenação do sector público.

Há dias, o Ministro sul-africano das Finanças anunciou um aumento salarial de três por cento, para a função pública, com efeitos retroactivos a partir do passado mês de Abril.

Os sindicatos do sector público rejeitam a oferta do executivo de Pretória e dizem que estão dispostos somente a aceitar qualquer aumento que esteja acima da actual taxa de inflação estimada em sete vírgula cinco por cento.

Na óptica dos trabalhadores, o único caminho que resta para pressionar o governo é a paralisação:

Estamos prontos para mobilizar e para irmos á greve e mostrar ao governo que estamos dispostos para proteger e lutar pelos nossos  direitos como trabalhadores…. Estamos prontos para assumir os cortes de salário durante a greve, porque já não estamos a ser pagos….. Estamos famintos…. Portanto para nós é mesma coisa a aplicação do principio de não pagamento devido a paralisação”, disseram alguns trabalhadores entrevistados.

Em Agosto último, a África do Sul testemunhou uma greve geral contra o custo de vida convocada pelo Congresso dos Sindicatos (COSATU) e pela Federação dos Sindicatos (SAFTU). (RM Pretória)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram