Em Inhambane, o Serviço Provincial da Terra e Ambiente em parceria com as organizações da sociedade civil, instituições académicas e de conservação da natureza estão a fazer a actualização dos planos locais de adaptação às alterações climáticas dos distritos.
Até ao momento foram actualizados os planos dos distritos de Zavala, Panda, Morrumbene, Mabote, Massinga e Vilankulo e nos próximos dias será Inhassoro.
O objectivo é responder as dinâmicas das alterações climáticas, tendo em conta os cenários de seca e ciclones, disse Afonsina Fernandes, técnica de Ambiente no Serviço Provincial.
“ As comunidades têm conhecimento tradicional; é a própria comunidade que diz que não podemos cortar o mangal porque é dali onde nós temos camarão e caranguejo, etc, etc… não podemos cortar as árvores porque vamos ter problemas de erosão. Então, hoje em dia a comunidade já sabe como é que tem que fazer, como se proteger, com se adaptar “, disse. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.