Início do incremento das descargas nas barragens dos Pequenos Libombos e de Massingir

Publicado: 12/10/2022, 9:08
Categoria:

Inicia, esta quarta-feira, o incremento das descargas de água nas barragens dos Pequenos Libombos, na província de Maputo, e de Massingir, na província Gaza, com o objectivo de garantir maior encaixe de água e evitar inundações na época chuvosa que se aproxima.

Trata-se de uma medida que tem em visita a criação da capacidade de armazenamento nas albufeiras, visando reduzir os impactos das cheias,durante a época chuvosa 2022/2023 na região sul do país.

Com o incremento dos níveos das descargas espera-se que a Barragem dos Pequenos Libombos passe dos actuais 6 metros cúbicos por segundo para 12 metros cúbicos por segundo, devendo esta quantidade aumentar para 20 metros cúbicos por segundo, até Dezembro próximo.

Na mesma sequência, a Barragem de Massingir na província de Gaza, passará dos actuais 44 metros cúbicos por segundo para 70 metros cúbicos por segundo, com o objectivo de alcançar os 100 metros cúbicos por segundo. até ao fim de ano.

O Porta-voz da Administração Regional das Águas do Sul, ARA-Sul, explicou que este exercício resulta da previsão meteorológica que antevê a ocorrência de chuvas normais, com tendência para  acima do normal, na época chuvosa.

 Leonel Bila frisou que esta medida vai dar resposta às descargas que poderão ser feitas a montante, onde as barragens registam níveis acima do 90% de armazenamento.

“Do lado da montante, todas a barragens encontram-se com níveis hidrométricos altos “, disse.

Leonel Bila assegura, entretanto, que não há previsão de grandes impactos, podendo haver pequenas inundações em zonas ribeirinhas das bacias hidrográficas da região sul do país .

“Não prevemos grandes impactos mas vamos reiterar o apelo a toda  a população para a observância das medidas de precaução, evitando a travessia dos rios  e a prática  de actividades no leito dos rios ao longo dessa época chuvosa.”, afirmou.

A ARA-Sul adianta que a Barragem dos Pequenos Libombos está com um nível de armazenamento de 89 por cento e a de Massingir com 75 por cento. (RM) (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram