Inquérito familiar abrange mais de 15 mil agregados

Publicado: 11/01/2022, 8:55
Categoria:

Pelo menos 15.732 agregados vão ser abrangidos pelo Inquérito sobre Orçamento Familiar (IOF), nos próximos 12 meses, em todo o país, num processo cujo lançamento oficial teve lugar ontem no distrito da Manhiça, província de Maputo.

O inquérito visa a comparação dos indicadores-chave que avaliam o crescimento económico e social do país, sobretudo na actual conjuntura, caracterizada pela pandemia da Covid-19.
Partilhando informações sobre esta matéria, a presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Eliza Magaua, disse que o IOF-2022 marca o início da recolha de dados em agregados familiares previamente seleccionados, através de métodos, cientificamente concebidos para o efeito.
Segundo Magaua, o inquérito vai ainda permitir uma leitura, interpretação e comparação dos resultados a serem obtidos na base de outros já realizados no país, bem como a nível internacional.
Para o presente interrogatório foram seleccionadas 1496 áreas de enumeração em todos o país, das quais 756 na zona urbana e as restantes 740 no campo.
Magaua precisou que o INE, no âmbito das suas atribuições, tem realizado recenseamentos, inquéritos e outras opções estatísticas que produzem diversos indicadores para auxiliar o Governo no desenho de políticas públicas para o desenvolvimento.
“O sistema estatístico nacional tem realizado a recolha de dados nos agregados familiares, empresas e outras instituições públicas e privadas, com a finalidade de produzir informação estatística que permita gerar publicações periódicas”, afirmou.
A presidente do INE acrescentou que o principal utilizador desta informação é o Governo, no quadro da definição e reajuste de políticas que conduzam ao bem-estar social e económico das famílias, sem deixar de lado as diferentes organizações que operam no país, pesquisadores e demais usuários.
“O IOF-2022 é o VIII do ciclo das operações estatísticas deste âmbito,” indicou, lembrando que o Inquérito sobre o Orçamento Familiar ontem lançado é o segundo que o INE realiza no quadro do Plano Quinquenal do Governo e permite comparar o comportamento dos indicadores-chave de crescimento económico e social. (RM /Notícias)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram