Inquérito: Taxistas de bicicletas de Quelimane mais expostos à contaminação da Covid-19

Publicado: 04/09/2020, 7:37
Categoria:

O inquérito sero-epidemiológico sobre a Covid-19 realizado em Quelimane na Zambézia, aponta os taxistas de bicicletas, como sendo aqueles que apresentam maior taxa de exposição ao novo coronavírus.

O inquérito realizado pelo Instituto Nacional da Saúde (INS), foi na base de um teste que determina a exposição ao vírus, não sendo por isso teste de diagnóstico.

O Pesquisador do Instituto Nacional da Saúde, Paulo Arnaldo, que procedeu, esta quinta-feira, à divulgação dos resultados do inquérito, disse que no global foram testadas mais de sete mil e seiscentas pessoas, sendo agregados familiares e grupos profissionais nomeadamente militares, transportadores, profissionais da saúde entre outros.

Dos testados, dois ponto cinco porcento dos agregados familiares apresentaram exposição ao vírus e a maior taxa foi de sete ponto quatro porcento, referente a transportadores, com maior incidência para taxitas de bicicletas.

Na ocasião, a Secretaria de Estado na Zambézia, Judite  Mussákula, apelou para a necessidade de se intensificar o controlo dos grupos mais expostos.

Por seu turno, o presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, disse que o resultado do inquérito sero-epidemiológico sobre a Covid-19, em Quelimane, deve motivar maior responsabilidade de todos.

Ainda sobre o inquérito, o director geral-adjunto do Instituto Nacional da Saúde, Eduardo Samo Gudo, disse, esta sexta-feira, no Café da manhã da Rádio Moçambique que os focos de transmissão foram identificados na cidade de quelimane

“Os focos de transmissão na cidade de Quelimane conseguimos identificar, o Mercado Central e o Mercado Brandão, que são dois mercados muito frequentados. Em termos de bairros, temos 3 principais. Faixas etárias, os adolescentes e jovens, à semelhança do resto do país, é o grupo que está mais exposto e isto está relacionado essencialmente com o seu comportamento. Grupo profissional mais exposto. foram os transportadores, taxistas de bicicletas”, disse. (RM Zambézia)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram