Integração Regional: Filipe Nyusi enaltece importância de 2 novas infra-estruturas que ligam Zâmbia e Botswana

Publicado: 10/05/2021, 20:57
Categoria:

O Presidente da República e em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Filipe Nyusi, disse estarem reforçadas as condições para maximizar a integração regional e continental, com a inauguração, esta segunda-feira, da Ponte de Kazungula e do Posto Transfronteiriço Único, que liga a Zâmbia e o Botswana.

 

Filipe Nyusi entende que a infra-estrutura vai responder os desígnios do processo de integração e de dinamização das trocas comerciais entre os países da SADC, e não só.

“ É na senda desse desígnio que testemunhamos a inauguração desta ponte de Kazungula e o Posto Fronteiriço de paragem única que remove fronteiras e barreiras no espaço da SADC e consolida as cadeias de valor sobretudo do Turismo. Esta infra-estrutura não só materializa um dos nossos grandes sonhos, inserida na visão de desenvolvimento de infra-estruturas 2027 no respectivo plano director de desenvolvimento de infra-estruturas da SADC, bem como a declaração sobre o desenvolvimento de infra-estruturas aprovadas em 2007, 2012 e 2014, respectivamente, como também viabiliza o programa de desenvolvimento de infra-estruturas da União africana” , disse .

Após felicitar a Zâmbia e o Botswana pela iniciativa de ligação por via da ponte de Kazungula, o Presidente em exercício da SADC, chamou a atenção para a necessidade de se garantir que a infra-estrutura não sirva como corredor de crimes transfronteiriços, incluindo o terrorismo.

Por sua vez, o Presidente zambiano, Edgar Lungu, sublinhou a importância da Ponte de Kazungula como um contributo para a Agenda 2063 da União Africana

O Presidente do Botswana, Mogoetsi Masisi, anunciou, que já há um princípio de acordo para que o Zimbabwe e a Namíbia também tenham, nos próximos tempos, postos de fronteira na Ponte de Kazungula.

A cerimónia de inauguração da Ponte de Kazungula obedeceu a três momentos: Primeiro, uma apresentação do projecto feita do lado tswana, depois o descerramento da lápide que marcou a abertura oficial da ponte do posto transfronteiriço único e, por fim, do lado zambiano foram feitos discursos de ocasião.

Para além do Chefe do Estado moçambicano, estiveram presentes, ainda, como convidados ao evento, o Presidente da República Democrática do Congo e em exercício da União Africana, Félix Tshisekedi e do Zimbabwe, Emmerson Mnangagua, o Vice-presidente da Namíbia, o Primeiro-ministro de eSwatini e a secretária-executiva da SADC, Stergomena Tax, entre outros. ( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram