O Presidente da República enaltece a importância da escuta activa da criança na construção de políticas públicas inclusivas.
Daniel Chapo sublinha que investir na criança é garantir um país mais justo, mais próspero e com cidadãos mais conscientes e comprometidos com a pátria.
Daniel Chapa falava, este sábado em Maputo, durante um encontro que manteve com um grupo de crianças oriundas de diferentes escolas e creches da cidade de Maputo, em celebração da Quinzena da Criança.
A iniciativa, que decorreu na Presidência da República, tinha em vista assinalar o compromisso do Estado com a protecção e promoção dos direitos da criança moçambicana.
A visita iniciou com uma passagem pelo Museu da Presidência da República, onde as crianças puderam conhecer os marcos históricos que moldaram o país desde a proclamação da independência, a 25 de Junho de 1975. Com especial atenção, ouviram as histórias e percursos dos cinco Presidentes que lideraram Moçambique nos últimos 50 anos: Samora Moisés Machel, Joaquim Alberto Chissano, Armando Emílio Guebuza, Filipe Jacinto Nyusi e o actual Presidente, Daniel Francisco Chapo.
Posteriormente, os petizes foram conduzidos à Sala do Conselho de Ministros, onde normalmente se tomam decisões de impacto nacional. Ali, o Presidente Chapo partilhou, de forma acessível e inspiradora, o funcionamento do Governo, incentivando os mais novos a acreditarem nos seus sonhos e a estudarem com dedicação, pois o futuro da nação repousa nas suas mãos.
Durante a conversa com os pequenos convidados, o Chefe do Estado destacou a importância da escuta activa da criança na construção de políticas públicas inclusivas. “A vossa presença aqui é um sinal de que Moçambique vos vê como protagonistas do amanhã. Esta casa – a casa do povo – também é vossa”, afirmou o Presidente da República.
Em nome das crianças presentes, Elias Caetano, Presidente do Parlamento Infantil, agradeceu profundamente o gesto do estadista moçambicano. “Sentimo-nos honrados por termos sido convidados a passar um dia aqui. Foi uma experiência que nos marcou. Aprendemos muito sobre a história do país e sobre o papel dos Presidentes na construção da paz, da unidade nacional e do progresso”, disse.(RM/GP)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.