Já há consenso entre trabalhadores grevistas da Açucareira de Xinavane e entidade patronal 

Publicado: 09/05/2022, 15:02
Categoria: ,

Depois de um longo período de negociações entre as partes, em conflito, os operários aceitaram voltar ao trabalho de forma efectiva, uma vez alcançado o acordo da maioria das suas reclamações.

O Secretário do Comité Sindical da empresa açucareira de Xinavane, Orlando Chume, que confirmou a retoma laboral em pleno, na unidade fabril, avança que já foi efectuado o pagamento do bónus de produção na sua totalidade, estando a decorrer a concertação de outras revindicações.

“Agora o que resta é apenas a questão da disparidade salarial que ainda estamos a negociar. Aqueles que recebiam quatro e meio, a empresa aboliu o salário mínimo. A empresa começa da letra A1 cujo salário é de seis mil e duzentos meticais. O que ficou, estamos a negociar para a restantes letras, sobre disparidade, algumas promoções, porque há alguns trabalhadores que estão mal enquadrados nas suas categorias”, disse. São cerca de cinco mil operários da açucareira de Xinavane, que estavam de costas voltadas com a direcção da empresa, em revindicação do aumento salarial e pagamento do subsídio de maximização da produção.

Tags: ,,,,,,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram