Um total de 320 jovens (210 mulheres) iniciaram, semana passada, uma formação para o emprego, na Nova Texmoque.
Trata-se de uma empresa têxtil, que opera na província de Nampula, e que prevê contratar parte dos jovens que concluírem a formação na área de corte e costura, com duração de seis meses.
Esta iniciativa é o resultado da parceria recentemente firmada entre o projecto SIM! implementado pela Helvetas Moçambique com financiamento da Embaixada da Suíça e a empresa Nova Texmoque, que vê nesta aliança uma oportunidade para resolver o deficit de mão de obra face a crescente demanda pelos produtos da empresa.
Joana Eusébio Chapo, 32 anos, é uma das jovens beneficiárias e acredita que esta formação seja um grande impulso para sua afirmação profissional.
“Espero que esta seja uma formação inclusiva, que não haja parcialidade em função do estatuto ou condições de vida das pessoas. meu plano é aprender e concluir o curso e sair da Texmoque como uma grande empresária ou no mínimo ser empregada pela empresa”.
O projecto SIM! visa promover o desenvolvimento de competências profissionais para o empoderamento Económico dos jovens, sobretudo nas zonas rurais e peri-urbanos da região Norte de Moçambique.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.