Julgamento Caso Dívidas Não Declaradas: Ré Inês Moiane admite ter recebido 750 mil euros de Boustani

Publicado: 09/09/2021, 20:32
Categoria:

 

A ré Maria Inês Moiane Ndove, que à data dos factos era Secretária particular do antigo Presidente da República, Armando Guebuza, admite ter recebido setecentos e cinquenta mil euros, de Jean Boustani do grupo Privinvest.

 

O valor, segundo Inês Moiane, resulta de um negócio de trespasse de um terreno na zona do ATCM, na cidade de Maputo entre a ré e Jean Boustani, cujo valor não podia ser enviado directamente para a sua conta.

A ré Inês Moiane explicou ao tribunal ter contactado Jean Boustani, uma vez que ela não tinha capacidade financeira para investir no espaço, já que o Município de Maputo impunha a construção de um edifício entre três e 33 pisos.

E para efectivar a transferência dos valores, devia ser por via de uma empresa, por isso, a ré Inês Moiane contactou o amigo, Sérgio Namburete, que tratou de criar a SEN Consultoria e Serviços.

Entretanto, a ré Inês Moiane não conseguiu provar em tribunal que recebeu os setecentos e cinquenta mil euros por força de um contrato entre a SEN Consultoria e Serviços e a Logistic International Abu Dhabi, uma vez que o referido contrato, não tem como referência o trespasse do terreno.

A ré Inês Moiane disse ainda em sede do tribunal ter feito tal abordagem, ao empresário Jean Boustani, no âmbito dos encontros que este mantinha com o então Presidente da República, Armando Guebuza.
Ministério Público pede para se aferir autenticidade da Procuração outorgada pela ré Inês Moiane à firma de Boustani

O Ministério Público requere ao Tribunal Judicial da cidade de Maputo para aferir, junto do Quarto Cartório Notarial, a autenticidade da Procuração outorgada pela ré Maria Inês Moiane, no dia 31 de Dezembro de 2014, perante a assistente do Conservador, Lucrécia Mite Tembe.

Trata-se de uma procuração alegadamente outorgada a favor da Logistic International SAL, representada por Jean Boustani.

Na sequência, o Quarto Cartório Notarial deverá enviar para o Tribunal Judicial da cidade de Maputo, uma cópia da tal procuração, que consta do arquivo, bem como o registo diário de 31 de Dezembro de 2014.

O requerimento foi apresentado pela magistrada do Ministério Público, Sheila Marengula, pouco antes do fim de sessão de audiências, de hoje.

Findo o interrogatório à ré Maria Inês Moiane, a sessão retomou com a audição do réu, Elias Moiane. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram