Mercado Comum para a África Oriental e Meridional (COMESA), em parceria com a União Africana e a Comissão de Paz e Unidade do Malawi, lançam Iniciativa Pré-Eleitoral, com o objectivo de promover o diálogo, a construção de consensos e a diplomacia preventiva para garantir que as eleições do próximo dia 16 de Setembro, venham a ser pacíficas e fiáveis.
Trata-se duma parceria regional, que reafirma a determinação partilhada em salvaguardar a democracia, a paz e a estabilidade no país.
O secretário principal do ministério das relações exteriores do Malawi, Mwayiwayo Polepole, recordou que, desde o surgimento da democracia multipartidária em 1994, o país se manteve comprometido com eleições pacíficas e democráticas, o que demonstra a resiliência e a maturidade do povo malawiano.
Polepole, descreveu a ocasião como um esforço oportuno para garantir que as próximas eleições não sejam apenas pacíficas, credíveis, mas também inclusivas e reflictam a vontade do povo do Malawi.
Falando na ocasião, o presidente do Comité de Anciãos da COMESA, o embaixador Ashraf Rashed, afirmou que a UA e a COMESA, através dos seus respectivos órgãos, o Painel dos Sábios e o Comité de Anciãos, há muito que enfatizam que as eleições devem ser pacíficas, livres, justas e fiáveis para reflectir a vontade soberana do povo.
Ashraf, elogiou o papel do governo no fomento da confiança, na promoção do diálogo e na garantia de que as diferenças são abordadas através de meios pacíficos, acrescentando ser através de fóruns semelhantes que a sociedade reforça a sua resiliência e previne o conflito.
Testemunharam o lançamento desta iniciativa, líderes e representantes da UA, COMESA, Governo do Malawi, confissões religiosas e membros da sociedade civil (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.