Lançado projecto de interconexão de energia eléctrica Moçambique/Malawi

Publicado: 23/11/2021, 18:38
Categoria:

O Presidente da República Filipe Nyusi afirmou, esta terca-feira, em Balaka, no Malawi, que a construção da linha de interconexão energética, Moçambique e Malawi, vai revolucionar o desenvolvimento das comunidades dos 2 países.

 O projecto de construção da linha de alta tensão, parte da subestação de Matambo na província moçambicana de Tete, passando pelos distritos de Changara e Moatize, até Phombeya no distrito malawiano de Balaka.
O chefe do Estado, com o seu homólogo malawiano visitaram a subestação de Phombeia no distrito de Balaka tendo recebido explicações desta iniciativa.
Após o lançamento do projecto, de construção da linha de quatrocentos quilowatts, pelos dois estadistas, Nyusi sublinhou que a visão estratégica dos governos de Moçambique e Malawi é melhorar as condições de vida dos dois povos, na base da confiança.
O projecto de construção da linha de interconexão Moçambique/Malawi, compreende 218 quilómetros e está avaliado em 127 milhões de dólares.
E devido a sua magnitude, o Presidente da República pediu ao povo malawiano para acarinhar o projecto.
Os trabalhos de construção da linha de interconexão eléctrica deverão estar concluídos até Novembro de 2023, pelo que o Presidente da República pediu para o cumprimento dos prazos com a qualidade desejada.
Entretanto o estadista malawiano Lazarus Chakwera, congratulou Moçambique pelo projecto.
"A construção da linha de 400 kilowatts de energia de Matambo a Zobue até estacão de Phombeya é um ganho para nós. Estamos a levar a sério este projecto. Queremos mais energia para o nosso país e este projecto vai trazer muitos postos de emprego para jovens e isso vai desenvolver os dois países", disse Chakwera.
A interconexão Moçambique Malawi, tem o financiamento dos Bancos Mundial e Alemão. (RM)

 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram