Lançamento de míssil é "violação descarada" da ONU, diz Kamala Harris

Publicado: 18/11/2022, 10:47
Categoria:

A Vice-presidente dos Estados Unidos disse que o lançamento de míssil pela Coreia do Norte, que caiu nas águas do Japão, é um acto "ilegal" e "desestabilizador".

Kamala Harris, condenou o lançamento de um míssil por parte da Coreia do Norte, que caiu na Zona Exclusiva Económica (ZEE) do Japão. Uma "violação descarada" das várias resoluções das Nações Unidas sobre a paz na península coreana e uma acção de desestabilização para a segurança na região, alertou Harris.

"Condenamos veementemente essas acções e pedimos novamente que a Coreia do Norte pare eventuais actos ilegais e desestabilizadores", disse a vice-presidente, citada pela Reuters, durante uma reunião de emergência na cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), em Banguecoque, na Tailândia, convocada de urgência para discutir o lançamento deste míssil balístico intercontinental norte-coreano, que caiu a apenas 200 quilómetros do Japão.

Num comunicado, o ministério da Defesa japonês revelou que o regime de Pyongyang "lançou um míssil balístico do tipo ICBM de uma posição perto da costa oeste da península coreana de madrugada.

O Primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, considerou o lançamento "absolutamente inaceitável", revelando que o míssil caiu nas proximidades da ilha de Hokkaido (na região Norte do arquipélago), já dentro da ZEE japonesa, sem causar qualquer dano a navios ou aviões. (RM-NM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram