Líder da Al-Qaeda morto em operação "bem-sucedida" dos EUA no Afeganistão

Publicado: 02/08/2022, 9:08
Categoria:

Ayman al-Zawahiri ajudou a coordenar os ataques de 11 de Setembro. Este é o maior golpe para a Al-Qaeda desde que o fundador, Osama bin Laden, foi morto, em 2011.
Os Estados Unidos anunciaram, esta segunda-feira, que levaram a cabo uma "operação de contra-terrorismo bem-sucedida" contra um alvo “significativo” da Al-Qaeda, no Afeganistão. Segundo confirmaram as autoridades norte-americanas à Reuters, foi morto Ayman al-Zawahiri, líder do grupo extremista.
Segundo a mesma fonte, Ayman al-Zawahiri, um dos terroristas mais procurados do mundo, morreu na sequência de um ataque com um drone da Agência Central de Inteligência (CIA), em Cabul, no domingo.
"No fim -de -semana, os Estados Unidos levaram a cabo uma operação de contra-terrorismo contra um alvo significativo da Al-Qaeda no Afeganistão", disse um alto funcionário do governo norte-americano, citado pela agência noticiosa. "A operação foi bem-sucedida e não houve vítimas civis", acrescentou.
Sublinhe-se que este é o maior golpe para o grupo desde que o fundador, Osama bin Laden, foi morto, em 2011.
O porta-voz dos Talibãs, Taleban Zabihullah Mujahid, confirmou este ataque em comunicado, condenando-o e considerado ser uma violação dos "princípios internacionais". Tal como destaca a Reuters, o ataque sugere também que al-Zawahiri poderia estar a receber refúgio dos Talibãs após a saída dos Estados Unidos do Afeganistão, em agosto de 2021.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá falar em breve sobre esta operação.
Sublinhe-se que o egípcio al-Zawahiri assumiu o comando da Al-Qaeda após a morte de Osama bin Laden, que foi assassinado numa operação dos Estados Unidos em Abbotabad, no Paquistão.
O também médico-cirurgião ajudou também a coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001. (RM /NMinuto)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram