Liderança de Ngozi Okonjo-Iweala na OMC é momento histórico para o mundo

Publicado: 16/02/2021, 8:54
Categoria:

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou esta terça-feira a nomeação da nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala para liderar a Organização Mundial de Comércio (OMC) como um "momento histórico para o mundo inteiro", garantindo o "apoio da Europa".

 

"Parabéns Ngozi Okonjo-Iweala. Este é um momento histórico para o mundo inteiro", escreveu Ursula von der Leyen, numa reacção hoje publicada na rede social Twitter.

Apontando estar "muito contente por ver uma mulher africana à frente da Organização Mundial de Comércio (OMC)", a líder do executivo comunitário garantiu que "a Europa a apoia totalmente".

"Apoiamos a reforma da OMC e ajudá-lo-emos a proteger o sistema comercial multilateral baseado em regras", adiantou Ursula von der Leyen.

A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala foi hoje nomeada para chefiar a OMC, tornando-se a primeira mulher e a primeira a africana a liderar a organização.

"Os membros da OMC acabam de aceitar nomear Ngozi Okonjo-Iweala como próxima directora-geral da OMC. A decisão foi tomada por consenso durante uma reunião especial do Conselho Geral realizada hoje", indicou a organização poucos minutos após o início do encontro.

A responsável vai assumir funções no dia 01 de Março e o seu mandato, que pode ser renovado, expira a 31 de Agosto de 2025.

Através de uma declaração divulgada à imprensa em Bruxelas, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis disse que a UE "congratula-se com a decisão hoje tomada pelos membros da OMC".

"Ngozi Okonjo-Iweala irá desbravar novos caminhos como a primeira mulher e primeira africana a ocupar este cargo", acrescentou o responsável europeu.

Lembrando ter apoiado a candidatura da nigeriana desde o início, Valdis Dombrovskis adiantou que "a UE espera agora trabalhar em estreita colaboração com ela para conduzir a tão necessária reforma da instituição".

"A OMC precisa de ser reformulada com regras actualizadas adequadas ao mundo de hoje, centrando-se nas transformações sustentáveis e digitais da economia global", concluiu.

Segundo Valdis Dombrovskis, na próxima quinta-feira, a UE vai apresentar um "plano detalhado" sobre a reforma da OMC, documento que servirá de base para o diálogo no seio da organização. (RM-Angop)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram