Líderes do Parlamento Europeu acusam Moscovo de minar segurança da Europa

Publicado: 16/02/2022, 17:24
Categoria:

A Conferência dos Presidentes do Parlamento Europeu condenou esta quarta-feira a actuação da Rússia em relação à Ucrânia, que considera minar ainda a segurança da Europa.

 

Num comunicado, a Conferência dos Presidentes do PE (presidente do Parlamento e líderes dos grupos políticos) sublinham que "a Ucrânia enfrenta a ameaça de uma agressão militar sem precedentes por parte da Federação Russa".

Os líderes do PE consideram também que a actuação de Moscovo "é também uma ameaça ao próspero desenvolvimento democrático e económico da Ucrânia, à ordem internacional baseada em regras, e à segurança da Europa como um todo".

Os signatários rejeitam ainda "quaisquer tentativas de enfraquecer ou minar os princípios e mecanismos de segurança e cooperação na Europa" e saudam "a unidade dos partidos europeus e transatlânticos a este respeito".

A Conferência dos Presidentes lembra que "apenas os ucranianos podem decidir sobre o caminho que o seu país deve seguir para o futuro", anunciando o seu apoio à "escolha do país por um futuro europeu em liberdade, democracia, paz e segurança".

O Ocidente acusa a Rússia de ter concentrado mais de 100.000 tropas nas fronteiras da Ucrânia para invadir novamente o país vizinho, depois da anexação da Crimeia em 2014.

A Rússia nega qualquer intenção bélica, mas exige garantias para a sua segurança, incluindo uma promessa de que a Ucrânia nunca será membro da NATO, uma exigência liminarmente rejeitada pelo Ocidente, que propôs em troca conversações com Moscovo sobre outros assuntos de segurança, como o controlo de armas ou visitas recíprocas a infra-estruturas sensíveis. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram