Linha de Transmissão de Alta Tensão para Malawi a partir de Dezembro de 2023

Publicado: 16/02/2022, 17:07
Categoria:

A Linha de Transmissão de energia eléctrica de Alta Tensão de 400KW, partindo da subestação de Matamba, em Tete, até Phombeya, no Malawi, poderá entrar em funcionamento em Dezembro de 2023.

 

A decisão foi tomada num encontro de alto nível, realizado esta segunda-feira, entre o Conselho de Administração da empresa Electricidade de Moçambique e a ESCOM do Malawi, no âmbito do Projecto de Interligação Moçambique-Malawi.

Um comunicado recebido na nossa redacção, indica que o encontro tinha como objectivo passar em revista os trabalhos em curso, para a construção da primeira Linha de Interligação entre os dois países, ao nível do Sistema de Transmissão, Projecto que deverá abrir o mercado malawiano para a importação de energia, a partir de Moçambique para a Região.

O Projecto é financiado, em conjunto, pelo Fundo Fiduciário Norueguês, Banco Mundial, União Europeia e Cooperação Financeira Alemã, através da KFW.

As partes, representadas, do lado moçambicano, pelo PCA da EDM, Eng.º Marcelino Gildo Alberto, e pelo Chairman do Comité Técnico e de Projectos do Conselho de Administração da ESCOM, Eng.º Overtone Mandalasi, do lado malawiano, apreciaram o ritmo satisfatório da construção da Linha, cuja obra iniciou no passado mês de Novembro de 2021 com a mobilização dos empreiteiros e respectivo fiscal, prevendo-se que a mesma entre em operação em Dezembro de 2023.

Espera-se, igualmente, que, na fase inicial do Projecto, a EDM forneça à ESCOM Malawi 50MW de energia firme, já contratados no âmbito do referido Projecto.

Esta capacidade poderá ser adicionada, conforme o interesse manifestado pelos Malawianos, em importar mais energia de Moçambique.

Refira-se ainda que, com a conclusão do Projecto, o Malawi será o quarto País vizinho a ter o seu sistema eléctrico interligado com Moçambique, abrindo um corredor que permitirá a exportação de energia de Moçambique para Malawi, numa altura em que aquele País enfrenta sérios problemas de restrições no fornecimento de energia causado pelo défice de produção interna.

De igual modo, o Projecto MOMA permitirá que Moçambique incremente os seus volumes de exportações de energia, com impacto na melhoria da balança comercial e entrada de divisas.

A concretização deste Projecto consolida a ambição da EDM em se transformar num pólo de geração de energia de referência internacional a nível da região da África Austral.

As projecções do Sector Energético indicam que, até ao ano 2030, a procura por electricidade na região aumentará cerca de 50%, facto que constitui uma oportunidade comercial ímpar para a EDM. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram