Macron presta homenagem a Nelson Mandela em visita à África do Sul

Publicado: 29/05/2021, 17:42
Categoria:

O presidente francês, Emmanuel Macron, prestou hoje homenagem, em Joanesburgo, ao antigo presidente sul-africano Nelson Mandela, afirmando que deixou "um legado para uma humanidade imensa".

 

As palavras de Emmanel Macron foram proferidas durante uma visita à Fundação Mandele, antes de regressar a França, após uma visita de dois dias á África do Sul.

"É importante antes de partir prestar homenagem e absorver o que fez a história deste país e as suas lutas", declarou o presidente Macron, saudando a "vida de compromisso, de sacrifícios, de combate" de Nelson Mandela.

"É uma consagração, a da igualdade e da liberdade", salientou o chefe de Estado francês

Herói da luta contra o apartheid e vencedor do Prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela, que morreu em 05 de dezembro de 2003, foi uma figura central do século XX venerada além das fronteiras da África do Sul, tendo libertado o país do regime racista do apartheid, escreve a agência France Presse (AFP).

Passando em frente ao velho carro ícone da reconciliação, visitando de seguida o seu gabinete, o presidente francês descreveu aquele lugar como "comovente".

Evocando uma democracia sul-africana "que enfrenta muitos desafios, mas que os enfrenta com muita coragem", Emmanuel Macron afirmou: "é sempre bom recordar de onde viemos".

O chefe de estado francês concluiu hoje uma visita de dois dias à África do Sul, após uma viagem histórica ao Ruanda. (RM-NM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram