Malawi: Antigo presidente da república do Peter Mutharika vai ao Tribunal

Publicado: 19/07/2021, 8:00
Categoria:

 

O antigo presidente da República do Malawi, Peter Mutharika, vai, esta terça-feira, ser submetido ao segundo interrogatório, sobre o caso da evasão fiscal na compra de oitocentos mil sacos de cimento na Zâmbia e Zimbabwe, com isenção de impostos.

 

O interrogatório será conduzido pela directora do departamento central de combate à corrupção Martha Chizuma.

Peter Mutharika será ouvido pelo facto de, o seu Número de Identificação Tributária, ter sido usado na importação de oitocentos mil sacos de cimento, violando a lei, no que tange as regalias presidenciais.

A importação de cimento avaliado em cinco biliões de kwachas, envolveu o ajudante de campo de Mutharika, Norman Chissale, a antiga directora-geral da Autoridade Tributária, Roza Mbilizi e o antigo secretário de estado, Peter Mukhito.

Os três arguidos incluindo um empresário que facilitou o esquema, estão em liberdade condicional, depois de terem sido detidos pela polícia, o ano passado.

Esta é a segunda vez que Peter Mutharika comparece no tribunal, um ano depois de ter perdido a presidência do Malawi a favor de Lazarus Chakwera.

O primeiro interrogatório de Mutharika aconteceu ano passado e foi conduzido pelo departamento de investigação criminal da polícia do Malawi.

A audição de Mutharika ocorre numa altura em que as suas contas bancárias incluindo da sua esposa, mantém-se congeladas por conta da importação dos oitocentos mil sacos de cimento.

Sabe-se que Mutharika já negou qualquer envolvimento nesta evasão fiscal, afirmando que não houve consentimento para a utilização do seu Número de Identificação Tributária para a importação da aludida quantidade de cimento.

Peter Mutharika é o terceiro antigo presidente do Malawi a responder em juízo acusado de cometimento de crimes de corrupção, depois de Bakili Muluzi e Joice Banda, cujos processos ainda não tiveram desfecho. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram