Malawi. Antigo presidente pede renúncia do Chefe de estado e formação de  governo de transição

Publicado: 15/09/2022, 19:40
Categoria:

O antigo presidente do Malawi, Peter Mutharika, pede ao chefe de estado, Lazarus Chakwera, para renunciar o cargo e formar um governo de transição que poderá ajudar o país a livrar-se da actual crise económica.

Mutharika que falava em conferência de imprensa a partir da sua residência em Mangochi, sugeriu que o governo provisório, deverá ser constituído por pessoas capazes de trazer soluções para os actuais desafios do país.

Segundo Mutharika, o presidente Lazarus Chakwera não conseguiu reanimar a economia do Malawi que a cada dia vai-se afundando.

O proposto governo de transição encarregar-se-ia por conduzir o país por noventa dias, até a realização de novas eleições.

O presidente do DPP, a maior formação política na oposição, acusou Lazarus Chakwera de ser um líder insensível, pelo facto de ter deixado o país esta terça-feira para os EUA, onde vai participar na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, num momento em que o país está a atravessar uma grave crise económica.

O antigo presidente do Malawi lamentou o elevado custo de vida, o agravamento da escassez de divisas que resultou na crise de combustível e os gastos excessivos em viagens externas realizadas pelo actual chefe de estado.

Peter Mutharika desafiou Lazarus Chakwera a trazer soluções para os apagões que persistem no país, por estarem a afectar as grandes e pequenas empresas, com recontratação da empresa privada Aggreko que fornecia 70 megawatts de electricidade, através de grupo geradores.

Reagindo aos pronunciamentos do antigo presidente do Malawi, o ministro de informação e porta-voz do governo disse que Peter Mutharika foi infeliz nas suas declarações, feitas de má-fé.

Gospel Kazako afirmou que o DPP está contra a viagem de Chakwera aos Estados Unidos da América, porque sabe que o presidente vai manter contactos com pessoas influentes que poderão ajudar o país a reanimar a economia.

 “Não há motivo para formar um Governo de transição, numa altura em que se buscam soluções para a crise agravada por fenómenos globais, a exemplo da covid-19 e a guerra Rússia-Ucrânia-sublinhou Kazako.

Esta é a segunda vez em dois meses que Mutharika, pede a renúncia de Chakwera e dos nove partidos políticos coligados por alegada má governação. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram