A Autoridade Reguladora de Energia do Malawi, aumentou, esta quarta-feira, os preços de combustível em uma média de 33,16 por cento.
Esta revisão de preços, que aconteceu dois dias antes da tomada de posse do presidente eleito Peter Mutharika ocorre num contexto de abandono do mecanismo automático de precificação, que levou ao esgotamento do fundo de estabilização de preços de combustível no país.
Assim sendo, a gasolina agora está a ser vendida a 3 499, kwachas, 129 meticais, enquanto o gasóleo custa agora 3 500 kwachas, por litro, 129,8 meticais, ao câmbio oficial.
Há muito que o Fundo Monetário Internacional (FMI), vinha pressionando o governo do Malawi para reajustar o custo de combustível, mas o presidente Lazarus Chakwera, declinava esta orientação, sustentando que a medida sufocaria o custo de vida do cidadão, o que lhe custou a retirada dos programas de financiamento do FMI no país. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.