Malawi: Bispos católicos voltam a lançar críticas ao governo do presidente Chakwera

Publicado: 27/02/2024, 9:30
Categoria:

Bispos católicos, no Malawi, voltam a lançar duras críticas ao governo do presidente Lazarus Chakwera, e afirmam que os malawianos perderam a esperança com a actual administração.

Numa carta pastoral intitulada “A Triste História do Malawi”, lida em todas as igrejas católicas durante o segundo domingo da Quaresma, a conferência episcopal aponta a falta de uma liderança visionária, a corrupção e um sistema judicial falhado, como sendo os factores que estão a minar o desenvolvimento sócio-económico do país.

A intolerância religiosa, disputas intrapartidárias, vitimização dos idosos e falta de respeito e cuidado com o povo de Deus, são alguns dos pontos que constam da carta dos prelados católicos.

“Em vez de alcançar a terra prometida da prosperidade, ficamos atolados na mesma terra que queríamos deixar, nomeadamente a terra da fome, da doença, da pobreza, da corrupção e afins” lê-se na missiva.

Os bispos católicos, afirmam que carregando o seu papel profético de serem a voz dos que não têm voz, por várias vezes alertaram o presidente Lazarus Chakwera para melhorar a situação sócio-económica do país, mas lamentam ter sido infrutífero, pois os resultados teimam em não aparecer, perpetuando a pobreza dos malawianos.

“Alertamos repetidamente a liderança governamental que, a má governação está a levar o estado da nossa nação a um descalabro, pior do que há quatro anos” diz a carta. 

Os prelados católicos não pouparam o judiciário, tendo afirmado que este deixou-se levar com a corrupção, perdeu a sua integridade e está partidarizado e em troca ganham promoções.

A degradação das estradas, as elevadas propinas nas escolas públicas, a redução do poder de compra do kwacha, o nepotismo são alguns males apontados.

Os clérigos dizem que embora os líderes sejam responsáveis ​​por muitos dos problemas, os eleitores também são culpados pela escolha de líderes que não conseguem governar o país.

Em reacção, o porta-voz do governo e ministro da informação, Moses Kunkuyu, disse que o executivo recebeu a carta pastoral com humildade e respeita a posição dos bispos.

“Reconhecemos alguns desafios citados e continuamos determinados a usar a sabedoria dos bispos para continuar a desenvolver o país” concluiu Kunkuyu.( RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram