Malawi. Cerca de 2.500 refugiados moçambicanos precisam de ajuda urgente

Publicado: 13/02/2022, 18:45
Categoria:

Cerca de dois mil e quinhentos moçambicanos, refugiados no distrito de Nsanje, a sul do Malawi, precisam de ajuda urgente em víveres.

 

São moçambicanos oriundos dos distritos de Morrumbala na Zambézia e Mutarara em Tete, vítimas das inundações decorrentes da depressão tropical Ana.

Afectados pelas águas do rio Chire, as vítimas estão acampadas no distrito de Nsanje, em condições deploráveis e sem comida.

No acampamento de Nsanje centro, por exemplo, a situação é dramática, falta quase tudo. Por dia, uma família composta por cinco elementos, recebe um prato de farinha de milho, sem caril, sal, nem óleo.

Aqui, não há tendas nem redes mosquiteiras estando a população a viver ao relento.

A Rádio Moçambique escalou igualmente o acampamento de Bangula, onde estão mais de novecentos moçambicanos e a situação é a mesma.

As vítimas pedem a intervenção do governo de Moçambique para assistência aos necessitados.

O oficial do Departamento de Gestão de Desastres, em representação do administrador do distrito de Nsanje, no Malawi, Blessings Kantema, em entrevista à RM, reconheceu a falta de condições financeiras para prestar assistência não só aos moçambicanos mas a toda população afectada pela tempestade tropical Ana.

A informação já é do conhecimento do Alto Comissariado de Moçambique no Malawi, que fez deslocar uma equipa técnica para o distrito de Nsanje, a fim de se  inteirar da realidade vivida pelas vítimas.

O alto comissário de Moçambique, no Malawi, Elias Zimba, reconhece a situação e lança um apelo para as comunidades moçambicana e internacional se juntarem ao movimento de solidariedade para a assistência a cerca de dois mil e quinhentos moçambicanos deslocados em Nsanje, no Malawi. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram