Malawi: Cerca de 680 mil trabalhadores poderão perder emprego devido a covid-19

Publicado: 14/02/2021, 19:44
Categoria:

Cerca de seiscentos e oitenta mil trabalhadores poderão perder emprego até Março próximo no Malawi, em consequência da pandemia da covid-19 que afectou duramente a economia do país.

 

Este número representa um aumento em cerca de cem por cento, pois, só no primeiro semestre do ano passado, duzentos e setenta e três mil trabalhadores, perderam os seus postos de emprego, no país.

A situação é agravada pelo aumento do salário mínimo imposto pelo governo, a partir de 1 de Janeiro deste ano.

O salário mínimo em vigor no Malawi, é correspondente a cinco mil meticais contra os 3.500 meticais.

Segundo o director executivo da Associação Consultiva de Empregadores do Malawi, George Khaki, a redução da mão-de-obra é notória na indústria e turismo, sectores que mais se ressentem dos efeitos da pandemia.

Khaki explicou que pelo facto da nova variante do vírus ser mais contagiosa e letal, muitas empresas operam abaixo da sua capacidade, o que se reflecte na economia do país.

Por sua vez, o secretário-geral do Congresso de Sindicatos do Malawi, Dennis Kalekeni, admite que a redução da força de trabalho é inevitável neste momento  da pandemia, acrescentando haver necessidade de adoptar se políticas exequíveis de protecção social para os trabalhadores.

O Banco de Reserva do Malawi introduziu através da banca comercial, moratórias no pagamento de juros aos seus clientes, uma medida de protecção  que visa evitar o colapso. 

Os efeitos da pandemia se fazem sentir até no sector da agricultura, onde dez mil produtores de algodão abandonaram a prática desta cultura devido a falta de financiamento.

Cerca de 98% do algodão do país é exportado para mercados internacionais, sobretudo a China e devido a Covid-19, os fomentadores desta cultura de rendimento  viram-se forçados a abandonar o negócio.

O presidente da Associação de Agricultores de Algodão no Malawi, Dickson Gundani, descreveu a situação de preocupante, porquanto concorre para o aumento da pobreza no país. ( RM Blantyre)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram