O Presidente da República do Malawi, Lazarus Chakwera, decide baptizar duas avenidas da capital do país, Lilongwe, com os nomes de dois seus principais opositores políticos às eleições de 16 de Setembro próximo.
Num acto surpreendente e raro, Chakwera no uso dos poderes constitucionais investidos como Chefe de Estado, ordenou que duas avenidas recentemente reabilitadas, sejam designadas Peter Mutharika e Joyce Banda respectivamente, com efeitos a partir de 09 de Agosto deste ano.
Mesmo sendo os seus opositores directos e fortes candidatos à sua sucessão, Lazarus Chakwera, disse que esta honraria visa preservar o contributo que estas duas figuras deram ao país, durante os anos que serviram como chefes de estado.
Além de Peter Mutharika e Joyce Banda, Chakwera mandou igualmente renomear o aeroporto internacional de Chileka na cidade de Blantyre, tendo passado a se designar, Aeroporto Internacional, Bakili Muluzi.
Em reacção, estes três antigos estadistas malawianos, afirmaram que a notícia da toponímia destas infra-estruturas em seus nomes, foi surpreendente, pois são casos raros, um presidente em exercício reconhecer os seus opositores.
Contudo, Peter Mutharika, que é um forte candidato à sucessão de Chakwera, questionou os porquês desta homenagem ter sido feita exactamente neste período eleitoral.
Mutharika disse que deixará ao critério dos malawianos julgarem se a medida tem alguma conotação política.
O posicionamento de Lazarus Chakwera, é visto por muitos como um raro gesto de unidade nacional e um aceno à continuidade da governação, embora ainda não se saiba se este reconhecimento das anteriores administrações se traduzirá num cenário político menos contencioso.
O gesto surge após uma acção recente em que o Presidente Chakwera também baptizou uma estrada na capital em homenagem ao seu falecido vice-presidente, Saulos Chilima. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.