Comissão Eleitoral do Malawi apela todos os candidatos e seus apoiantes para que se mantenham pacientes, calmos e pacíficos, enquanto àquele órgão continua a contabilizar os votos das sétimas eleições gerais realizadas esta terça-feira.
Dirigindo-se ao público esta tarde no Centro Nacional de Contagem aqui na cidade de Lilongwe, a presidente da comissão eleitoral, Annabel Mtalimanja, lembrou aos concorrentes que o período de espera pelos resultados é altamente sensível e exige contenção.
A mesma sublinhou que, ao contrário das eleições parlamentares e autárquicas, as eleições presidenciais exigem que o vencedor obtenha mais de 50% dos votos válidos emitidos e, por isso, requerem mais tempo para serem processadas.
Contrariamente à eleição presidencial, as parlamentares e para o governo local, os vencedores serão declarados pelo sistema de votação unitária, ou seja, ganha quem obtiver o maior número de votos.
A presidente da comissão eleitoral, Annabel Mtalimanja, indicou ainda que a Comissão irá divulgar até terça-feira próxima, portanto, oito dias depois da eleição de acordo com a Secção 98 da Lei das Eleições Presidenciais, Parlamentares e para o Governo Local.
Mtalimanja garantiu aos malawianos que a segurança continua a ser rigorosa, uma vez que o Serviço de Polícia e a Força de Defesa do Malawi estão a trabalhar em estreita colaboração com a comissão eleitoral para salvaguardar o processo. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.