Detido no Malawi, cidadão moçambicano flagrado a tentar se recensear para as eleições gerais de 16 de Setembro do próximo ano.
Trata-se de Shaime Hassan, 19 anos de idade, natural da província do Niassa e residente no distrito de Mangochi no Malawi, que se fez passar por cidadão malawiano para ter acesso ao cartão de eleitor.
No local de recenseamento houve suspeitas sobre a sua nacionalidade, obrigando a polícia a submetê-lo a um interrogatório.
Hassam foi encontrado na posse de dois bilhetes de identidade, sendo um de Moçambique e outro do Malawi, este último obtido de forma fraudulenta com o apoio das autoridades tradicionais, segundo narrou na altura.
Imediatamente, o infractor foi conduzido às celas, onde espera para responder em tribunal.
A comissão eleitoral do Malawi, emitiu um apelo à todos cidadãos estrangeiros, a não se infiltrarem no processo de recenseamento eleitoral em curso no país, sob pena de incorrerem sanções segundo o preconizado na lei eleitoral deste país.
Isto acontece numa altura em que está instalado um caos entre os principais partidos da oposição e a comissão eleitoral, sob a alegada emissão de cartões falsos de recenseamento eleitoral para facilitar uma alegada fraude.
Os partidos da oposição, exigem que a comissão eleitoral páre com o recenseamento e resolva todas as preocupações apresentadas por estes, sob pena de liderar um processo eleitoral manchado de irregularidades.
Exigem ainda o cancelamento do contracto com a empresa fornecedora do material informático, sob alegação de ser a instituição que está a preparar uma mega fraude, a favor de Lazarus Chakwera.
Mas a comissão eleitoral não arreda o pé, continuando firme no processo de recenseamento eleitoral. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.