Malawi. Detidos antigo ministro da informação e o ex-director da informação

Publicado: 16/09/2020, 6:13
Categoria:

Detidos no Malawi o antigo ministro da informação, Henry Mussa, e Gideon Muthali, ex-director da informação, acusados de desvio de bens do estado e abuso de poder.

 

Os dois dirigentes que pertenciam ao governo do antigo presidente Peter Mutharika, são acusados de desvio de dez computadores e três geradores de energia, em 2019.

O porta-voz da polícia do Malawi, James Kadadzera, disse que o equipamento desviado tinha sido doado pela Autoridade Reguladora de Comunicações, ao ministério de informação.

Os advogados dos antigos dirigentes, solicitaram o pagamento de fiança, mas o juiz do caso Viva Nyimba recusou-se a concede-la, alegando que a sua liberdade pode obstruir as investigações em curso.

Henry Mussa antigo ministro da informação e Gideon Muthali estão detidos na cadeia de máxima segurança de Maula.

Os dois dirigentes poderão ser ouvidos na próxima segunda-feira, 21 de Setembro, segundo o juiz do caso.

Quem também está a enfrentar a justiça é o antigo ministro do interior Uladi Mussa, acusado de ter facilitado de forma fraudulenta a aquisição de passaportes malawianos a cinquenta cidadãos burundeses e ruandeses.

Uladi Mussa que foi ministro do interior em 2013, foi constituído arguido ano passado, mas o seu processo tinha sido arquivado, na governação de Peter Mutharika.

Logo após a investidura de Lazarus Chakwera, actual presidente do Malawi, eis que o processo do antigo ministro do interior foi retomado e a sentença  será proferida no dia 28 deste mês.

O chefe da bancada do DPP, partido de Peter Mutharika, Kondwani Nankhumwa já veio ao público condenar as detenções feitas pelo governo.( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram