Malawi: Gabinete central de combate à corrupção considera ter resgatado a confiança pública

Publicado: 19/11/2021, 5:13
Categoria:

No Malawi, o Gabinete central de combate à corrupção considera ter resgatado a confiança pública, face ao desempenho demonstrado neste  novo ciclo de governação do país.

 

 A detenção de altas figuras do governo do dia e antigos governantes que se envolveram em actos de corrupção, além de empresários que agiam em conluio para o fomento desta prática, são alguns dos exemplos que levaram parte dos malawianos a acreditarem na actuação do Gabinete central de combate à corrupção.

Martha Chizuma, directora deste órgão de justiça, disse estar satisfeita com a credibilidade reconquistada junto do povo malawiano.

A prova desta confiança, segundo Martha Chizuma, é o incremente do número de denúncias de actos de corrupção, diferentemente dos anos transactos.

Chizuma deu a conhecer que no exercício financeiro 2020/21, o gabinete de combate a corrupção no Malawi, recebeu 1 217 queixas relacionadas com a corrupção, contra 642 denúncias feitas no ano anterior.

Só no presente ano, figuras proeminentes do governo do dia, entre ministros, conselheiros do presidente, presidentes de conselhos de administração de empresas públicas, políticos influentes recolheram à cadeia, acusados de prática de corrupção activa.

Entretanto, a directora do gabinete de combate a corrupção, alerta que o governo deve colaborar com esta instituição de justiça, para que juntos logrem sucessos nesta luta sem trégua.

Martha Chizuma explicou que caso a corrupção não seja vencida, corre-se o risco de as agendas de desenvolvimento traçadas para médio e longo prazos seja votadas ao fracasso.

Para Chizuma, a corrupção continua a estrangular a economia do país, o que pode gorar todas espectativas de crescimento económico.

O coordenador residente em exercício do PNUD, Rudolf Schwenk, disse que Malawi deve combater a corrupção para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável defendidos pela ONU, que são a erradicação da pobreza, protecção do planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade. ( RM)

 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram