Malawi: Governo acusado de falta de liderança e visão na elaboração de políticas públicas

Publicado: 19/08/2021, 21:19
Categoria:

A Comissão católica para a justiça e paz do Malawi, acusa o governo de Lazarus Chakwera, de falta de liderança e visão na elaboração de políticas públicas, a favor dos pobres.

 

Catorze meses depois de Chakwera assumir o poder, a igreja católica afirma ser deplorável e preocupante a tendência de corrupção e nepotismo nas nomeações para cargos públicos, apesar do repúdio manifestado por vários extractos sociais.

Para a comissão católica da justiça e paz, estas práticas nocivas à gestão do estado estão a agravar as desigualdades sociais.

A condenação da igreja católica surge numa altura em que algumas figuras com laços familiares com o presidente Lazarus Chakwera, seu vice, Saulos Chilima e a ex-presidente Joyce Banda, acabam de ser nomeadas para importantes cargos diplomáticos.

Em comunicado, a comissão católica refere que a corrupção está a encarecer o bolso do cidadão e a enriquecer os políticos.

De acordo com o documento, a Comissão Católica de Justiça e Paz elogia a actuação da nova liderança do Gabinete anti-corrupção, observando a necessidade de torná-lo livre de qualquer interferência política.

Em resposta, o Ministro da Informação, Gospel Kazako, disse que a Comissão Católica da Justiça e Paz está equivocada, pois o governo de coligação liderado por Lazarus Chakwera está comprometido com o combate a este e outros males.

O governante acrescentou que as acusações da comissão católica de justiça e paz são motivadas por uma percepção equivocada, pois o presidente Chakwera está a criar um Malawi para todos, sem distinção de tribo ou região. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram