Malawi: Julgamento de 5 quadros seniores por alegado desvio de fundos do estado

Publicado: 03/02/2021, 21:09
Categoria:

Iniciou, esta quarta-feira na cidade de Blantyre no Malawi, o julgamento de cinco membros do conselho de administração da empresa ESCOM e da Autoridade Reguladora das Comunicações, por alegado desvio de fundos do estado e abuso de cargo.

 

Três são altos funcionários da direcção da Autoridade Reguladora das Comunicações do Malawi, acusados de terem assegurado o pagamento ilegal de oito milhões de kwachas à empresa Mapeto David White Head, para a impressão ano passado, de material de campanha eleitoral a favor do então partido no poder, o DPP.

Os outros membros do conselho de administração da ESCOM, uma empresa para-estatal de distribuição de energia eléctrica no Malawi, respondem pela autorização de uso de viaturas e combustível da empresa para a propaganda eleitoral do DPP e UDF.

A audiência desta quarta-feira, serviu para a dedução de provas de acusação contra os cinco dirigentes constituídos arguidos.

O ministério público entregou ao tribunal, facturas emitidas pela empresa que produziu o material da campanha eleitoral, fotografias das viaturas usadas, os comprovativos das senhas de combustível e a lista das gasolineiras onde foi efectuado o abastecimento durante a campanha eleitoral.

Após a apresentação destas provas, o juiz do caso marcou para oito de Fevereiro a próxima audiência.

Ainda nesta quarta-feira, a polícia malawiana deteve o antigo director executivo do conselho nacional de exames do Malawi, pelo escândalo de circulação de exames do ensino secundário, nas redes sociais.

O estado malawiano gastou 4.5 biliões de kwachas, para a produção de exames, cujos enunciados circularam nas redes sociais, antes do início destas provas.( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram