Malawi lança 1ª vacina oficial contra a malária para crianças em Novembro próximo

Publicado: 14/10/2022, 20:14

Malawi lança em Novembro próximo, a primeira vacina oficial contra a malária para crianças dos zero aos cinco anos de idade.

O lançamento destes imunizantes, torna o Malawi no primeiro país do continente africano a administrar oficialmente a vacina contra a malária.

A vacina RTS,S, que foi testada em Gana, Quénia e Malawi, levou mais de 30 anos para ser desenvolvida.

Embora possua um nível relativamente baixo de eficácia, o imunizante alimenta esperanças de salvar mais de 400.000 pessoas que morrem anualmente pela doença, transmitida por mosquitos.

Desde 2019, a Organização Mundial da Saúde vacinou na fase piloto, 360.000 crianças por ano no Malawi, Gana e Quénia.

A ministra da saúde do Malawi, Khumbize Chiponda, anunciou que a decisão do lançamento da vacina no próximo mês, foi tomada após discussões entre o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, e representantes da PATH, uma organização global de saúde sem fins lucrativos, aquando da deslocação do presidente malawiano nas duas últimas semanas à Nova York, nos EUA.

A vacina tem cerca de 30% de eficácia e requer quatro doses.

Para os activistas da saúde o lançamento desta vacina é uma boa nova para o país, pois, pelas estatísticas, a malária é tão endémica na faixa etária menor de cinco anos.

Maziko Matemba, um dos activistas de saúde disse que a eficácia de 30% não é motivo de preocupação, pois nem todas as vacinas são 100% eficazes.

As estatísticas mostram que a malária é responsável pela morte de 36% de todos os pacientes ambulatórios e 15% das admissões hospitalares.

Apesar de a sua taxa de eficácia ser relativamente baixa, alguns cientistas afirmam que a vacina terá um grande impacto contra a malária em África, que regista 200 milhões de casos e 400 mil mortes por ano. (RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram