Malawi. Lançado certificado de origem electrónico da SADC

Publicado: 07/09/2022, 21:09
Categoria:

Lançado oficialmente na cidade de Blantyre, no Malawi, o certificado de origem electrónico da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que visa facilitar o comércio internacional através da inter-conectividade dos países membros, por via de sistemas electrónicos modernos.

A introdução de um certificado de origem electrónico na SADC, tem em vista a simplificação e harmonização de processos aduaneiros, fazendo com que a região austral de África tenha um espaço económico competitivo e um ambiente de negócios atractivo.

Este exercício iniciou em 2018 numa fase piloto com o Malawi, Eswatini e Zâmbia.

Avaliados os resultados obtidos nesta primeira fase, os países membros da SADC decidiram avançar com o processo, que vai reduzir as barreiras de comércio, promovendo o desenvolvimento económico e a integração económica na região.

Moçambique faz parte deste processo e segundo o director nacional do comércio externo e presidente da comissão técnica de facilitação de comércio de Moçambique, o nosso país vai ratificar o acordo no próximo ano.

Claire Zimba explicou que a adesão de Moçambique neste processo é incontornável, pois o país precisa do certificado de origem electrónico para aprimorar a internacionalização do seu comércio, sobretudo com o mercado europeu.

O lançamento do certificado de origem electrónico, é mais um passo alcançado pelos países membros da SADC rumo a União Aduaneira e Mercado Comum, depois da região ter reforçado a cooperação comercial com outros países. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram